Nova variante da Covid, XEC, detectada no Rio de Janeiro; sintomas são leves e sem aumento de internações
A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro identificou dois casos da nova variante da Covid-19, conhecida como XEC. Segundo o órgão, os pacientes, cujos sintomas foram leves, se recuperaram sem maiores complicações. A Secretaria Municipal de Saúde e o Infogripe, sistema de monitoramento da Fiocruz, afirmam que, até o momento, não há registro de aumento nos casos de Covid na capital fluminense.
Ainda assim, as autoridades de saúde reforçam a importância de manter os cuidados higiênicos e procurar atendimento em unidades de atenção primária, como clínicas da família e centros de saúde, em caso de sintomas gripais. O Ministério da Saúde foi notificado sobre a detecção da nova variante, e amostras também foram coletadas em estados como Santa Catarina e São Paulo, onde a XEC foi identificada.
Veja também:
A variante XEC foi classificada como “sob monitoramento” pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 24 de setembro de 2024, após a detecção de mutações que podem alterar o comportamento do vírus. A variante começou a chamar a atenção no meio deste ano, após um aumento de casos na Alemanha, e já foi identificada em pelo menos 35 países.
De acordo com Paola Resende, virologista do Instituto Oswaldo Cruz, há sinais de que a variante XEC possa ser mais transmissível em comparação com outras cepas. No entanto, ela ressalta que é necessário avaliar como essa variante se comportará no Brasil. “A memória imunológica da população varia de acordo com as linhagens que já circularam no passado, o que pode influenciar o impacto da variante no país”, explicou a pesquisadora.