Voo da FAB deixa o Líbano com 227 brasileiros resgatados e chega a São Paulo nesta terça-feira
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o segundo voo de repatriação de brasileiros que estão deixando o Líbano devido à escalada das tensões na região. A aeronave KC-30 partiu de Beirute nesta segunda-feira (7), às 18h30 no horário local (12h30 em Brasília), com 227 pessoas a bordo, incluindo 49 crianças, sendo 7 de colo, e 3 animais de estimação.
O voo fará uma parada em Lisboa, Portugal, para reabastecimento, e deve chegar à Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, por volta das 10h da terça-feira (8). Essa é a segunda etapa da Operação Raízes do Cedro, que tem como objetivo repatriar semanalmente cerca de 500 brasileiros do Líbano, segundo o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da Aeronáutica.
Veja também:
O governo brasileiro estima que cerca de 20 mil brasileiros vivam no Líbano, e o Ministério das Relações Exteriores já contabilizou aproximadamente 3 mil cidadãos que manifestaram desejo de deixar o país. A operação de resgate ocorre em meio às operações militares das Forças Armadas de Israel na região, aumentando a sensação de insegurança entre os residentes.
Primeira fase de repatriação
A primeira etapa da operação ocorreu no domingo (6), quando 229 brasileiros chegaram à Base Aérea de São Paulo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve presente para receber o grupo e, durante um breve discurso, fez críticas ao conflito em andamento. Ele afirmou que o Brasil é um país “generoso” e que a paz é o único caminho para a reconstrução, condenando a violência contra civis, especialmente mulheres e crianças.
A Operação Raízes do Cedro continuará suas ações nos próximos dias, com novas rodadas de repatriação programadas, à medida que mais brasileiros procuram retornar ao país em meio à intensificação dos conflitos no Oriente Médio.
Fonte: Agência Brasil