Atualizado em setembro 17th, 2024
Candidato à reeleição planeja aumentar vigilância em todas as vias expressas e principais avenidas da cidade, reforçando a segurança pública
O atual prefeito e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD), visitou a Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Apoio à Segurança Pública (Civitas) nesta terça-feira (3), na Cidade Nova. Durante a visita, Paes anunciou que, se reeleito, ampliará o monitoramento por câmeras para todas as vias expressas e principais avenidas do Rio de Janeiro, reforçando a colaboração com as forças de segurança do estado.
Veja também:
Eduardo Paes, em campanha para mais um mandato à frente da prefeitura do Rio de Janeiro, revelou seus planos para o fortalecimento da segurança na cidade, caso seja reeleito. Ele pretende expandir o sistema de monitoramento por câmeras, atualmente composto por aproximadamente 3,8 mil dispositivos, para cobrir todas as vias expressas e avenidas principais. A ampliação visa complementar o trabalho das forças de segurança estaduais, oferecendo maior suporte às operações policiais.
O Civitas, centro de operações visitado por Paes, é responsável por emitir alertas em tempo real, que são encaminhados às forças de segurança. O candidato destacou que o sistema já foi crucial para a emissão de cerca de 20 mil alertas até o momento, contribuindo significativamente para a segurança na cidade. Paes enfatizou que seu objetivo é “ampliar o Civitas para todas as vias expressas e avenidas, já estamos em quase todas as entradas e saídas, vamos chegar a todos. A ideia é que cada vez mais a gente amplie o sistema para colaborar com as forças que cuidam da segurança pública.”
Paes também destacou a importância de iniciativas complementares ao Civitas, como a atuação da Guarda Municipal e o projeto BRT Seguro, afirmando que:
“Esse esforço é permanente, com a Guarda Municipal, iluminação, BRT Seguro e o Civitas é mais uma etapa dessa colaboração da prefeitura com as forças.”