Atualizado em setembro 18th, 2024
Homenagem ao Rio Grande do Sul, discursos sobre democracia e saúde pública marcaram o evento na Esplanada dos Ministérios
O desfile cívico-militar do Dia da Independência, realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, trouxe uma homenagem ao Rio Grande do Sul e abordou temas como democracia e saúde pública. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um pronunciamento na véspera da data e destacou a importância da inclusão social e do fortalecimento das instituições democráticas no Brasil.
Veja também:
Na manhã deste 7 de setembro, o tradicional desfile de comemoração da Independência reuniu autoridades, militares, alunos e a população na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Com o tema “Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo”, o evento prestou uma homenagem ao Rio Grande do Sul, abordou a retomada de políticas de inclusão social e destacou o compromisso com a saúde pública e a vacinação infantil.
Na véspera (06/09), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou um pronunciamento à nação, em cadeia nacional de rádio e TV, enfatizando a importância da democracia para a independência real do país:
“Nenhum país é de fato independente sem o exercício pleno da democracia. Democracia não é o direito de mentir, espalhar o ódio e atentar contra a vontade do povo. (…) Comemoramos a volta da capacidade de sonhar da nossa juventude, graças à geração de oportunidades para todos e todas.”
Veja o vídeo do pronunciamento à nação aqui
O desfile, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), trouxe três eixos temáticos principais. Um dos destaques foi a retomada das campanhas de vacinação infantil e a ampliação dos serviços de saúde, incluindo a reativação do programa Mais Médicos.
Participação popular e saúde pública
A médica Paloma Carvalho, presente no evento com sua família, saudou as iniciativas relacionadas à vacinação. “Sou uma defensora da vacinação, entendo a importância disso para o futuro dos nossos filhos e para a coletividade”, afirmou. Paloma destacou ainda o papel fundamental do Sistema Único de Saúde (SUS) no acesso universal aos cuidados médicos.
Nos últimos anos, o Brasil enfrentou uma queda nos índices de imunização, mas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o país conseguiu reverter esse quadro em 2023, saindo da lista dos 20 países com mais crianças não imunizadas.
Autoridades presentes e atrações do desfile
Além do presidente Lula, diversas autoridades marcaram presença no desfile, incluindo o vice-presidente Geraldo Alckmin, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso. Ministros, governadores e comandantes das Forças Armadas também estiveram no evento.
Veja algumas fotos do desfile de 7 de setembro em Brasília
Foto: Ricardo Stuckert / PR