Atualizado em setembro 19th, 2024
Eclipse parcial da Lua será visível em todo o Brasil; confira horários e detalhes da observação
Nesta terça-feira (17), um eclipse parcial da Lua poderá ser observado em todo o Brasil e em várias partes do mundo. O fenômeno, que não exige equipamentos especiais para ser visto, terá uma cobertura parcial da Lua e poderá ser acompanhado ao vivo por meio de uma transmissão especial do Observatório Nacional.
Veja também:
Durante o eclipse, a Lua entrará na penumbra e, ao longo do tempo, na umbra, a sombra mais escura da Terra. A umbra é a área onde a luz do Sol é completamente bloqueada, enquanto a penumbra é uma sombra mais suave que ainda recebe alguma luminosidade solar.
O eclipse desta terça será um eclipse lunar parcial, com apenas uma pequena parte da Lua sendo coberta pela umbra. De acordo com o Observatório Nacional (ON), aproximadamente 3,5% da superfície da Lua será coberta pela umbra, resultando em uma pequena área “mordida” no satélite. A penumbra será visível desde o início do evento, mas o eclipse parcial em si começará às 23h12 e atingirá seu pico às 23h44 (horário de Brasília). O fim do eclipse parcial ocorrerá às 00h15 do dia 18, e o término da fase penumbral será às 01h47, também no dia 18.
A gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência do ON, Josina Nascimento, destaca que, embora o eclipse seja visível a olho nu, a pequena cobertura pode dificultar a percepção do fenômeno para alguns espectadores. “Como a sombra da Terra é bem grande em relação à Lua, a Lua eclipsada será visível para os locais onde é noite na hora do eclipse. A visibilidade pode variar de acordo com a altura da Lua no céu”, explica Nascimento.
Para os interessados em assistir ao evento, o ON realizará uma transmissão ao vivo do eclipse parcial às 21h desta terça-feira. A transmissão estará disponível para todos que desejam acompanhar o fenômeno em tempo real.
Calendário de eclipses em 2024:
- 🌗 24-25 de março: Eclipse penumbral da Lua – Visível em todo o Brasil.
- ☀️ 8 de abril: Eclipse solar total – Não visível no Brasil.
- 🌗 17-18 de setembro: Eclipse lunar parcial – Visível em todo o Brasil, com cobertura tênue.
- ☀️ 2 de outubro: Eclipse solar anular – Visível como parcial em grande parte do Brasil.