Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) começa a ser amplamente emitida em 25 estados e no Distrito Federal
Cerca de 11,5 milhões de brasileiros já emitiram a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que unifica o registro por meio do CPF, segundo dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O novo documento começou a ser emitido em janeiro de 2024 e segue padrões internacionais de segurança.
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), implementada para unificar o Registro Geral (RG) em todas as unidades da federação através do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), já foi emitida por 11,5 milhões de brasileiros. O documento é considerado um avanço na segurança e na simplificação dos dados de identificação, conforme informou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Veja também:
Em quais estados o novo RG está disponível?
Atualmente, a CIN já está disponível para emissão em 25 estados e no Distrito Federal. Apenas o estado de Roraima ainda não iniciou a emissão do documento. A responsabilidade pela emissão fica a cargo dos estados, e o governo destaca que o RG antigo ainda é válido até o dia 28 de fevereiro de 2032.
O que muda com a nova CIN?
A principal mudança é a unificação do número de identificação dos cidadãos com o CPF, o que reduz a possibilidade de fraudes. Antes, era possível ter até 27 números de RG, um por estado. Com a CIN, o CPF se torna o único número de identificação válido para todo o território nacional, eliminando essa fragmentação.
Além disso, o novo RG conta com um QR Code para verificar a autenticidade do documento e informar se ele foi perdido ou furtado. A identidade segue ainda o padrão internacional MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, facilitando a entrada em países do Mercosul. Para outros destinos, o passaporte ainda é necessário.
Validade da CIN
A validade da CIN varia conforme a idade:
- 0 a 12 anos incompletos: validade de 5 anos;
- 12 a 60 anos incompletos: validade de 10 anos;
- Acima de 60 anos: validade indeterminada.
Documentos necessários e custo
Para emitir a nova identidade, o cidadão precisa apresentar a certidão de nascimento ou casamento, seja no formato físico ou digital. A primeira via da CIN, assim como as renovações, é gratuita, enquanto a segunda via tem um custo, que pode variar de estado para estado.
Caso o cidadão opte por obter a CIN no formato de policarbonato (plástico), haverá uma taxa adicional, conforme o estado emissor.
Quem pode emitir o novo RG?
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) pode ser emitida para brasileiros de todas as idades, inclusive bebês. No caso das crianças, é obrigatório que possuam o CPF.
Onde emitir o novo RG (CIN)?
A nova identidade pode ser emitida nos órgãos estaduais competentes em cada unidade da federação. O cidadão pode optar por emitir o documento em formato de papel de segurança ou policarbonato, além do formato digital disponível pelo aplicativo GOV.BR.
Confira onde emitir o novo documento em cada estado e no Distrito Federal: