Atualizado em outubro 1st, 2024
Produções nacionais ganham força em festivais internacionais e conquistam aplausos rumo ao Oscar
O cinema brasileiro vive um momento de destaque nas grandes premiações internacionais, e os filmes lançados em 2024 mostram um forte potencial para a corrida ao Oscar 2025. Entre os títulos que têm gerado grande repercussão estão Motel Destino, dirigido por Karim Aïnouz, e Ainda Estou Aqui, de Walter Salles. Ambos os filmes foram aclamados em importantes festivais, como Cannes e Veneza, e agora integram a pré-lista da Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional.
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Durante o 77º Festival Internacional de Cinema de Cannes, Motel Destino, que narra um romance ambientado em um motel à beira de estrada, foi alvo de intensos debates e elogios por sua originalidade. No Festival de Cinema de Veneza, Ainda Estou Aqui, protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello, foi ovacionado por 11 minutos. A performance de Fernanda Torres atraiu a atenção da imprensa internacional, que agora a considera uma forte concorrente na categoria de Melhor Atriz no Oscar.
A Academia Brasileira de Cinema divulgou, no início de setembro, uma pré-lista com os filmes elegíveis a concorrer ao Oscar. Além dos títulos mencionados, O Sequestro do Voo 375, um thriller sobre uma tentativa de colidir um avião com a Praça dos Três Poderes durante o governo Sarney, também está na disputa. Ao todo, 12 filmes foram selecionados, e o representante oficial do Brasil será anunciado no dia 23 de setembro.
O crescente reconhecimento da produção cinematográfica nacional também reflete no sucesso das obras nas redes sociais. No TikTok, hashtags como #TikTokMeFezAssistir e #CinemaBrasileiro têm viralizado, somando milhões de visualizações e promovendo o cinema nacional, tanto com novos títulos quanto clássicos como Central do Brasil e Cidade de Deus. As novas produções estão cada vez mais presentes nas recomendações dos criadores de conteúdo, impulsionando a visibilidade e o interesse do público.
Apesar dos desafios impostos pela pandemia, que prejudicou as bilheterias de filmes brasileiros, a retomada dos cinemas já dá sinais de melhora. Grandes estúdios estão investindo em parcerias com a indústria cinematográfica do Brasil, como é o caso de Ainda Estou Aqui, que é uma coprodução entre Globoplay, Conspiração e Arte France, com distribuição pela Sony Pictures. A obra, que ainda não tem data de estreia no Brasil, tem sido apontada como a grande aposta do cinema nacional para disputar o Oscar.
Se for indicado ao Oscar de 2025, Ainda Estou Aqui marcará a primeira vez desde 1999 que uma produção brasileira concorre na categoria de Melhor Filme Internacional. Curiosamente, o último indicado foi Central do Brasil, também dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres. Em 1999, Montenegro perdeu o prêmio de Melhor Atriz para Gwyneth Paltrow. Uma possível vitória de Fernanda Torres representaria um reconhecimento histórico para o cinema brasileiro e sua força criativa.